Dois anos de muitas conquistas

0
47

Com o intuito de reduzir a demanda e oferta de entorpecentes no país, enfrentando o tráfico e gerando um tratamento eficaz para os dependentes e os reinserindo na sociedade, a Política Nacional sobre Drogas completou dois anos. Assinada em 11 de abril de 2019, pelo Presidente Jair Bolsonaro, a lei trouxe mudanças significativas para o Brasil, como o aumento de comunidades terapêuticas.

Atualmente, o país conta com 485 comunidades. Neste ano, para o tratamento de dependentes químicos, devem ser habilitadas mais 492 unidades, com 13 mil vagas. No decurso desses dois anos, mais de 55 mil pessoas foram recebidas nas instituições.

Após o sancionamento da nova política, de 2018 para 2019, houve um aumento de vagas financiadas, de 2.900 para quase 11 mil.

Além disso, para auxiliar no atendimento aos que precisam, foi criado o Mapa Virtual das Comunidades Terapêuticas, que oferece a localização de todas as unidades cadastradas junto ao Governo Federal.

“Completamos dois anos de implementação de um marco legal de extrema relevância, que mudou a forma de encarar as diversas facetas desse flagelo mundial, desde as ações de redução da oferta e da demanda até os cuidados com os usuários em situação de dependência química”, afirmou o ministro da Cidadania, João Roma.

Acesse o Mapa Virtual das Comunidades Terapêuticas

Com informações do Ministério da Cidadania

Source: Portal Gov.br