Hospitais universitários federais já disponibilizaram cerca de 2 mil leitos

0
50

Desde o início da crise sanitária, os hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), já disponibilizaram aproximadamente 2 mil leitos para pacientes com Covid-19.

Devido à crescente demanda para atendimentos a pacientes com coronavírus no país, as unidades hospitalares estão se movimentando para liberar mais vagas nos estados. Já são aproximadamente mais 170 leitos previstos para serem entregues em seis unidades hospitalares, alguns até já disponíveis.

No Distrito Federal, por exemplo, o Hospital Universitário de Brasília disponibilizou 11 leitos. Para Campina Grande (PB) e municípios vizinhos, o Hospital Universitário Alcides Carneiro liberou 10 leitos. Em Natal (RN), outras 10 vagas foram disponibilizadas no Hospital Universitário Onofre Lopes, todas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em Curitiba (PR), são 16 leitos no Complexo Hospital de Clínicas. Com a realocação de espaços, o hospital passa a ofertar 165 vagas para pacientes com Covid-19. É a unidade hospitalar em Curitiba que disponibiliza maior número de leitos para o combate à doença: 83 de Enfermarias e 82 de UTI.

Em Goiânia, o Hospital das Clínicas firmou convênio com a prefeitura para a abertura gradual de 100 leitos, sendo 50 de terapia intensiva e 50 de enfermaria. Em Uberlândia (MG), o Hospital de Clínicas tem a previsão de disponibilizar mais 22 leitos, sendo 12 de enfermaria e 10 de UTI. Além disso, a unidade conta, hoje, com 113 leitos em operação exclusivos para Covid-19, divididos entre enfermarias adulto, pediátrica e psiquiátrica (72), UTIs adulto, neonatal e pediátrica (34) e de observação no Pronto-Socorro (7).

Com informações da Ebserh

Source: Portal Gov.br