Ministério da Saúde recebe 500 mil doses de vacina contra a Covid-19

0
53

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 produzidas no país pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram entregues nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ao médico Marcelo Queiroga – indicado para assumir a pasta. O lote contendo 500 mil doses foi produzido a partir de insumos importados. Mais 580 mil doses serão entregues até sexta-feira (19).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, lembrou que a parceria com a Fiocruz foi definida em julho do ano passado. “Com base na expertise da equipe da Fiocruz e com a expertise do nosso ministério, nós tomamos uma decisão audaciosa de fazer uma encomenda tecnológica de uma vacina ainda em desenvolvimento. Hoje, fica claro que foi a melhor decisão que o Governo poderia ter tomado.”

Vacinas

A Fiocruz é a primeira detentora brasileira a obter um registro definitivo de uma vacina contra a Covid-19 e incorpora ao portfólio de produção a décima primeira vacina a ser fornecida para o Programa Nacional de Imunizações. Somente em março, serão entregues 3,8 milhões de vacinas ao programa.

Na última sexta-feira (12), foi iniciada uma segunda linha de produção, o que permitirá o aumento da capacidade de produção de Bio-Manguinhos/Fiocruz. A expectativa da Fundação é chegar até o fim do mês com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia com entregas escalonadas.

Source: Portal Gov.br