Projeto quer estimular o turismo cívico no país

0
33

O projeto Brasil para Brasileiros quer estimular o turismo cívico a partir da valorização dos símbolos nacionais e personalidades de áreas como artes, esporte, cultura e ciências que tiveram destaque na construção da identidade brasileira.

O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), fará pesquisas e formará um acervo digital para que esse material seja exposto ao público em centros de visitação por todo o país e se torne mais um atrativo turístico.

A ideia é que o público possa conferir o acervo em formatos como réplicas 3D, projeções, QR Code, telas sensíveis ao toque, simuladores e audiodescrição. O acervo será concedido a investidores privados para exposição em pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira, inicialmente.

O Brasil para Brasileiros é uma das ações voltadas à execução da Política Nacional de Gestão Turística do Patrimônio Mundial Natural e Cultural do Brasil, instituída em 11 de abril de 2019 pelo Governo Federal.

Saiba mais sobre a iniciativa em uma conversa do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, com nossa equipe.

Qual o objetivo do Governo com o projeto Brasil para Brasileiros?

O Brasil é o país mais rico do mundo culturalmente. Temos a bossa nova, a maior festa de peão do mundo. Temos o axé, a catira, o boi-bumbá. Temos o forró, o frevo. Para quem não sabe, eu também faço parte do movimento cultural. Eu toco o instrumento acordeom, eu sou músico, inclusive tenho uma banda desde 1994. E tenho orgulho da minha profissão como músico. E o movimento cívico cultural no Brasil é importantíssimo. Somos reconhecidos no exterior como uma das nações mais ricas culturalmente no mundo. Mas muitos dos que estão envolvidos ainda não tiveram o reconhecimento e receberam a notoriedade que merecem. Então, o objetivo é ampliar o conhecimento sobre a nossa história e cultura, estimular o turismo cívico no nosso país, fortalecer o patriotismo, tornando os nossos símbolos e personalidades em atrativos turísticos.

Como será feito o trabalho?

A partir de um acordo que firmamos com a Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais, vamos realizar um amplo estudo envolvendo os símbolos nacionais e nomes representativos do país em áreas como arte, ciência, política, esporte e cultura de todas as regiões do país. O resultado será a construção de um acervo digital com os principais traços característicos da identidade do país. Este material virá com a indicação de como fazer desse acervo um atrativo turístico interativo, que pode ser composto por imagens, áudios, vídeos, réplicas e outros formatos. A nossa ideia é oferecer este acervo para investidores privados para que possa ser exposto em centros de visitação ao público.

Por que destacar os símbolos nacionais e o turismo cívico?

A nossa rica história e cultura ainda são desconhecidas até por muitos brasileiros. Jogar luz sobre elas leva o brasileiro a uma maior conscientização sobre si mesmo e imprime o sentimento de pertencimento, além de atrair investimentos privados e diversificar a oferta turística nacional.

Source: Portal Gov.br