Aeronave P-8I da Marinha indiana detecta navios da Marinha chinesa operando próximos a sua costa

Segundo notícia veiculada pela agência de notícias ANI, a Marinha indiana detectou sete navios de guerra da Marinha chinesa operando próximo de suas águas territoriais. As embarcações foram detectadas por aeronaves de vigilância e outros meios de detecção.

As imagens registradas por um aeronave P-8I Neptune mostram o navio chinês Landing Platform Dock Xian-32 atravessando o sul do oceano Índico antes de se deslocar em direção às águas do Sri Lanka.

“Eles estão sendo constantemente monitorados durante a presença no oceano Índico, quando se aproximam da zona econômica exclusiva da Índia e das águas territoriais”, informou a agência de notícias ANI, citando uma fonte anônima.

O principal objetivo da Marinha chinesa seria projetar seu poder, bem como elevar a presença da China nas principais rotas comerciais, afirmam as fontes.

Os relatos surgiram pouco depois que os exércitos da Índia e da China estiveram envolvidos em um conflito na Linha de Controle Real, uma linha de demarcação que separar o território controlado pelos indianos do território controlado pelos chineses em Jamu e Caxemira.

Vale ressaltar que a China se opôs à decisão de Nova Deli de declarar Ladaque um território administrativo independente e solicitou à Índia que ponderasse sua decisão. Em contrapartida, o Ministério das Relações Exteriores da Índia afirmou que a modificação do estatuto de Ladaque não impactaria na Linha de Controle Real.

Devido à controvérsia, as relações entre os dois países pioraram, principalmente após a decisão de Ladaque. O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, cancelou uma visita a Nova Deli, que estava marcada para o início deste mês.

Desde 2018, navios de guerra da Índia estão em operação como parte de um novo plano estratégico procurando reforçar sua posição regional em meio à presença crescente da Marinha chinesa.

  • Com agências internacionais

O post Aeronave P-8I da Marinha indiana detecta navios da Marinha chinesa operando próximos a sua costa apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *