Armored Fighting Vehicle (AFV) 8×8 israelense “Eitan” entra em produção em série

Em 9 de fevereiro, o Ministério da Defesa de Israel anunciou que o novo veículo blindado de combate Eitan (AFV), até então em testes, agora está pronto para produção em série. Este veiculo deve entrar em operação no final de 2021.

O Eitan foi desenvolvido parcialmente em resposta às lições aprendidas com a guerra de Gaza de 2014 e está substituindo progressivamente os atuais APCs M113 das Forças de Defesa de Israel (IDF).

Imagem via IDF Israel.

O Eitan destina-se a dar às tropas maior velocidade e mobilidade – pode chegar a 90 quilômetros por hora (56 mph) -, além de melhor segurança: será equipado com o sistema de proteção ativa Elgy System, Iron Fist Light Decoupled (IFLD). A seleção do IFLD para o Eitan AFV da IDF veio logo após a decisão do Exército dos EUA de prosseguir com o IFLD para o Bradley IFV e segue uma tendência mundial para a substituição de carros de combate que utilizam esteiras para os modenros sistemas pneumàticos 8X8.

O Eitan foi desenvolvido parcialmente em resposta às lições aprendidas com a guerra de Gaza em 2014 e está substituindo progressivamente os atuais APCs M113 da IDF.

O desenvolvimento e a produção do Eitan são liderados pela Diretoria de Veículos Blindados do Ministério da Defesa de Israel (IMoD), em cooperação com a Missão da IMoD nos Estados Unidos e a Diretoria de Produção e Compras. Revelado pela primeira vez em 2016, o Eitan passou por uma série abrangente de testes pela Administração Merkava e AFV do Ministério da Defesa, em colaboração com a sede do Exército do GOC e a Brigada Nahal, que será a primeira a usar o veículo.
Como APC sobre rodas, o Eitan não precisará ser transportado em transportadores pesados, como o Namer e outros APCs em uso pelos militares, e será mais manobrável em áreas urbanas como a Faixa de Gaza.

O novo Eitan é um veículo 8 × 8 que combina tecnologias do tanque principal de batalha de Merkava e da Namer APC, mas a um preço mais baixo, afirmou o Ministério da Defesa.

O novo Eitan, co-desenvolvido com os EUA, pode chegar a 90 km / h (56 mph), é mais leve e mais barato que os APCs anteriores implantados pelas FDI. O Eitan tem oito metros de comprimento e três metros de largura e pesa 30-35 toneladas. É operado por um comandante, artilheiro e motorista.

O veículo pode transportar nove caças em um ambiente com ar condicionado. Seu corpo e sistema de suspensão foram aprimorados para maximizar a proteção e a capacidade de sobrevivência da tripulação.

Além disso, foram feitas atualizações nos sistemas de direção, elétrica e controle. O Eitan tem um motor de 750 cavalos de potência e pode navegar a 90 km / h em estradas pavimentadas em ambientes urbanos. Ele pode manobrar off-road com suspensão independente e um sistema de transmissão pronto para uso.

O Eitan (em hebraico para “firme”) é uma roda 8 × 8 e três metros de largura e pesa 30-35 toneladas. É alimentado por um motor a diesel de 750 hp (559 kW) e tem uma velocidade máxima de 90 km / h em estradas pavimentadas.

O Eitan possui pneus vazios e sistema de inflação de pneus central e é projetado com um piso protegido e relativamente alto para proteger dos efeitos de explosão de minas e IED. O APC está equipado com o Sistema de Proteção Ativa (IF-LD) com Punho de Ferro Separado por Luz (IF-LD).

O sistema Punho de Ferro usa sensores ópticos, radar de rastreamento, lançadores e munições de contramedida para derrotar ameaças a uma distância segura. O sistema Iron Fist oferece cobertura de proteção de 360 ​​graus para cenários de curto alcance em terrenos abertos e em ambiente urbano. A APC pode transportar 12 homens, incluindo 3 tripulantes (comandante, artilheiro e motorista).

  • Com informações via Israel Military IDF news e Military Leaks via redação Orbis Defense Europe.

O post Armored Fighting Vehicle (AFV) 8×8 israelense “Eitan” entra em produção em série apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *