Brasil assume presidência da XV Conferência dos Ministros da Defesa das Américas

0
33

O Brasil assumiu a presidência da XV Conferência dos Ministros da Defesa das Américas (CMDA). Assim, o Brasil fica encarregado pelo alinhamento das tratativas no setor de defesa e segurança entre os 34 países-membros.

O Chile foi responsável pelo biênio anterior. O secretário-geral da XIV CMDA, vice-almirante (reserva) Cristián de la Maza Riquelme, e o secretário executivo, capitão de navio (reserva) George Brown Mc Lean, passaram a Secretaria Pro Tempore para o chefe de Assuntos Estratégicos, do Ministério da Defesa, general de Exército César Augusto Nardi de Souza, que assumiu a função de secretário-geral da XV CMDA, e para o subchefe de Organismos Internacionais (SCOI), contra-almirante Carlos Augusto Chaves Leal Silva, designado para a função de secretário executivo.

O general Nardi parabenizou os representantes chilenos pelo trabalho desenvolvido e lembrou que a presença brasileira na conferência é efetiva desde a criação. “Já é a segunda vez que assumimos a Secretaria Pro Tempore. O país nessa situação tem por missão coordenar os grupos de trabalho da CMDA para que, no final dos dois anos, sejam apresentados, não só os resultados, bem como novas propostas de assuntos para prosseguimento das ações de melhoria aos projetos em andamento.”

O Brasil dará prosseguimento às tratativas para implantação do Protocolo de Ação de Assistência Humanitária e Socorro em casos de desastres naturais (MECODE), por meio de um grupo de trabalho sob relatoria dos Estados Unidos. Além disso, coordenará as atividades referentes aos grupos de trabalho com o tema “Mulher, Paz e Segurança” e “Ciberdefesa e Ciberespaço”, cujos países relatores são Argentina e Colômbia, respectivamente.

CMDA

A Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CMDA) é um fórum internacional para compartilhamento de ideias e de experiências na área de defesa e segurança. Os ciclos da CMDA, iniciados em 1995, ocorrem a cada dois anos, período em que um país membro assume a presidência. Fazem parte os Ministérios da Defesa de 34 países do continente americano.

 

Com informações do Ministério da Defesa

Source: Portal Gov.br