Conselho de Segurança da ONU mantem missão de apoio na Líbia por mais um ano

O Conselho de Segurança da ONU estendeu por mais um ano a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL), falou nesta quinta-feira (12) o representante permanente da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia. “O projeto de resolução recebeu 15 votos a favor, assim o projeto de resolução foi adotado por unanimidade”, afirmou o embaixador russo.

O projeto em questão, apresentado pelo Reino Unido, prorroga até 15 de setembro de 2020 o mandato da UNSMIL e pede o apoio a um possível cessar-fogo na Líbia. Sua aprovação foi comemorada por diferentes missões diplomáticas na ONU.

“O Conselho de Segurança da ONU adota por unanimidade a renovação da UNSMIL. O Canadá apoia os esforços da UNSMIL para acabar com as hostilidades e construir uma reconciliação política inclusiva na Líbia”.​

A Líbia perdeu sua legalidade como um Estado unificado, após militantes islâmicos apoiados pelos EUA derrubarem do poder ditatorial, Muammar Kadhafi, em 2011.

Com isso dois grupos rivais dividiram o país ao meio: o Exército Nacional Líbio (LNA) que controla a parte oriental do território, e o Governo do Acordo Nacional (GNA) que controla a parte ocidental do país.

  • Com agências internacionais

O post Conselho de Segurança da ONU mantem missão de apoio na Líbia por mais um ano apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *