Descoberta de um contâiner CLE MK III da 2a Guerra intacto em floresta na França

O Armée de Terre (Exército Francês) e o ONF – Office National de Forêts (Proteção Florestal) acharam por acaso, nesse dia 13 de agosto, um contêiner aerotrasportado de metal da Segunda Guerra Mundial. O achado ocorreu apòs uma marcha na floresta no campo militar dos Canjuers, e, aparentemente se trata de um container type C.L.E. MK III.
O Exército e o ONF realizam a cada ano campanhas de limpeza técnica das diferentes zonas do acampamento militar na floresta de Canjuers, através de ações de limpeza permitindo a reabertura de ambientes fechados apòs os treinamentos de tiro real do Exército na àrea.
Isso contribui para a proteção da floresta contra incêndios e também promove o desenvolvimento e implantação de espécies animais ou vegetais, e, foi durante uma das marchas de inspeção dos acampamentos de verão que uma equipe descobriu um contêiner de metal que data da Segunda Guerra Mundial.

Um contâiner aerotrasportado ou “air pallet” contendo armas e munições. Este, original de época e também encontrado apòs a guerra foi fotografado em um museu na França na Ville de Perigneux em 2009. Foto por Yam Wanders.

75 anos atrás, esses contêineres eram carregados com todo tipo de material e suprimentos, contendo desde cigarros e medicamentos até armas e munições, e eram lançados de pára-quedas pela aviação aliada todas as noites nos campos, destinados aos combatentes da Resistência que se refugiavam nas florestas altas da região de Canjuers que hoje fazem parte do Parque Florestal de Verdon (não confundir com Verdun, norte da França).

A região foi amplamente “burrifada” de suprimentos por via aérea antes da invasão aliada na Provença entre junho e julho de 1944.

Aproximadamente 700 contâiners desse modelo foram largados somente na região da floresta de Canjuers durante a guerra e aproximadamente outros 10 mil por toda a França. E com o aumento das atividades de esportes de aventuras e trabamhos de conservação florestal, esse tipo de achado tem se tornado frequente nas regiões de floresta antes não frequentadas por praticantes de trekking e outras atividades na natureza.

As autoridades militares alertam para que quando alguém encontrar tal tipo de achado, que alerte a Policia ou Bombeiros para a devida verificação do objeto, pois muitas vezes podem conter armas ou outros objetos de valor històrico, e em casos mais sérios, explosivos que ainda podem explodir com o manuseio inadequado.
No momento, esse contêiner está sendo restaurado antes de ser exposto em um local público e ainda não foi revelado o seu conteùdo.

Com informações Var-Matin, TL7 Saint Etienne via redação Orbis Defense Europe.

O post Descoberta de um contâiner CLE MK III da 2a Guerra intacto em floresta na França apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *