Força Aérea Indiana deseja equipar seus caças Su-30 com radar de nova geração utilizado nos Su-35 russos

Segundo publicação feita pela revista Military Watch, a Força Aérea Indiana (IAF) estuda a viabilidade de equipar parte de sua frota de caças Su-30MKI com o novo radar russo Irbis-E, projetado para os caças Su-35.

A decisão da IAF de integrar o Irbis-E nos caças Su-30MKI de geração 4+, estaria ligada à ascensão de caças furtivos da China e aos planos do Paquistão de desenvolver seus próprios caças furtivos como parte do projeto AZM.

A instalação do radar é apenas “uma das várias medidas que devem ser aplicadas para que os caças alcancem o nível dos caças da geração seguinte”, segundo a publicação.

A Índia considera ainda a possibilidade de equipar a aeronave com novos motores baseados nos utilizados pelo Su-35, bem como dotar o avião de novos mísseis ar-ar, como o R-37M.

Mesmo com estas modificações, a Índia estaria pensando em adquirir caças Su-35 para produção licenciada no país, o que permitiria obter muitas tecnologias importantes que poderiam ser integradas na frota existente de caças Su-30MKI,

“É provável que o SU-30 MKI continue sendo o caça mais capacitado da Índia em um futuro próximo. Com quase 300 em serviço, formará a maior parte da frota do país durante as próximas décadas”, segundo a revista.

No entanto, a mídia indiana Zee News informou que a Índia terá sua própria aeronave de quinta geração em breve, que competirá com o F-22 e o F-35 norte-americano, bem como com o chinês J-20 e com o Su-57 russo.

  • Com agências internacionais

O post Força Aérea Indiana deseja equipar seus caças Su-30 com radar de nova geração utilizado nos Su-35 russos apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *