Mais de 400 famílias de baixa renda recebem moradias no Distrito Federal

0
29

Mais unidades habitacionais do programa Casa Verde e Amarela foram entregues pelo Governo Federal a pessoas de baixa renda. Nesta segunda-feira (5), 435 famílias do Distrito Federal receberam apartamentos em cerimônia que contou com a participação do Presidente Jair Bolsonaro.

Cerca de 1,7 mil pessoas são beneficiadas com as moradias dos residenciais Crixá IV e V, localizados em São Sebastião, cidade que fica a 23 quilômetros do centro de Brasília. O investimento federal no empreendimento foi de R$ 53,7 milhões.

“Conversava com dona Ivonete, que recebe depois de 20 anos de inscrição sua casa própria. Imaginar o que isso representa para ela e para sua família é muito difícil para qualquer um de nós, porque é uma realidade completamente distinta, mas é uma realidade comum a milhões de brasileiros espalhados por todo o território nacional” comentou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Ivonete Lobo dos Santos, 54 anos, morava em uma construção no lote que pertence à mãe e agora se mudará com o filho de 15 anos para o apartamento. Ela contou que, como o filho tem necessidades especiais, eles foram contemplados com um apartamento no primeiro andar e adaptado. “No banheiro, tem toda a adaptação para ele.”

Maria Astrogilda Maia de Freitas também recebeu um apartamento. Ela é dona de casa e o marido está desempregado. O casal está morando na casa dos pais de Maria, que faleceram, e ela contou com entusiasmo que agora viverá no que é seu. “Isso foi esperado por muitos anos. Quarenta anos esperando. Agora é arrumar o que tem que arrumar e mudar para nossa casa.”

Moradias entregues

O Conjunto Habitacional Crixá teve duas etapas entregues nesta segunda-feira e conta com o total de sete etapas com 1.904 moradias. Dessas, 800 habitações já foram entregues à população.

Os apartamentos têm 47,65 metros quadrados com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. No condomínio, há um centro comunitário, playground, jardins e bicicletário.

Balanço

Em 2020, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, foram entregues 415 mil unidades habitacionais por todo o Brasil, sendo 52,3 mil para famílias de baixa renda. Assim, mais de 1,66 milhão de pessoas alcançaram a casa própria.

A expectativa é que, neste ano, sejam entregues mais de 420 mil e, até 2023, concluídas mais de 500 mil unidades por ano.

Também em 2020, foram retomadas 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas.

“Estivemos, no ano passado, conversando com todas as associações ligadas à construção civil, estabelecemos os protocolos para permitir que os trabalhadores tivessem segurança no exercício de suas funções. Isso preservou quase quatro milhões de empregos”, afirmou o ministro.

Source: Portal Gov.br