Militares da Turquia e dos EUA irão realizar patrulhas em conjunto no nordeste da Síria

O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, afirmou nesta sexta-feira (06) que militares turcos e dos EUA começarão a patrulhar de forma conjunta a partir deste domingo (08), o nordeste da Síria, onde desejam estabelecer uma zona de segurança; “Planejamos começar a patrulhar conjuntamente em 8 de setembro”, disse Akar a jornalistas.

Os EUA e a Turquia chegaram a um acordo no dia 7 de agosto para estabelecer uma zona tampão entre a fronteira turca e os territórios no norte da Síria, a leste do rio Eufrates, controlados pelas YPG (Unidades de Proteção do Povo), milícias curdas que têm o apoio de Washington, mas são consideradas organizações “terroristas” por Ancara.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ameaçou iniciar uma operação militar no nordeste da Síria se a Turquia não conseguisse controlar essa “zona de segurança”. Erdogan assegurou que o presidente americano, Donald Trump, havia prometido a ele que a zona tampão terá 32 quilômetros de extensão.

Washington e Ancara criaram recentemente um centro de operações conjuntas para coordenar o estabelecimento dessa “zona de segurança”. Nos últimos dias, militares turcos e americanos sobrevoaram três vezes o nordeste da Síria, segundo Akar.

A Turquia lançou duas operações no norte da Síria contra as YPG desde 2016 e ameaçou repetidamente lançar uma terceira.

  • Com agências internacionais

O post Militares da Turquia e dos EUA irão realizar patrulhas em conjunto no nordeste da Síria apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *