Ministro das Relações Exteriores diz que Israel está dando suporte a missão dos EUA no Estreito de Ormuz

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, falou no dia 6 de agosto a um comitê do Knesset, que Israel está participando da missão naval americana no Estreito de Ormuz, fornecendo suporte de inteligência, e que essa participação, além de ajudar a conter o Irã, reforça os laços com os Estados do Golfo Pérsico.

O ministro explicou que o objetivo de Israel é garantir a segurança marítima no Estreito de Ormuz, onde o Irã deteve embarcações recentemente. Falando em sessão fechada do Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset, Katz disse que a missão faz parte do interesse estratégico de Israel.

Katz disse ao comitê que foi aconselhado a incluir Israel na missão depois de uma recente visita a Abu Dhabi. Na ocasião, o ministro foi homenageado com o título de “emirati oficial sênior”, e discutiu com líderes do país a “ameaça iraniana”. Katz também elogiou o anúncio da Grã-Bretanha na segunda-feira (5) de que se juntaria à missão, tornando-se o único país até agora a aderir à iniciativa.

O ministro não explicou, porém, se Israel enviará embarcações navais para participar da missão liderada pelos EUA. Um comunicado da emissora pública divulgado no mês passado afirmou que Israel não deveria enviar navios, mas forneceria informações.

Até agora, os EUA têm lutado para formar uma coalizão internacional para proteger os navios de carga do Estreito de Ormuz, mas os aliados europeus relutam em aderir à iniciativa por receio de serem arrastados para o conflito com o Irã.

As tensões aumentaram no Golfo desde que os EUA decidiram em maio de 2018 se retirar de um acordo histórico para limitar o programa nuclear iraniano e retomaram as sanções ao país.

Anunciando sua participação na missão liderada pelos Estados Unidos, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha afirmou que seria muito importante manter uma presença na região e que a Marinha Real Britânica trabalhará ao lado da Marinha dos EUA para escoltar embarcações pelo Estreito de Ormuz, um canal de navegação por onde passa um quinto de todas as exportações globais de petróleo.

Dois navios de guerra da Marinha Real estão atualmente na região, a fragata HMS Montrose e o destróier HMS Duncan.

  • Com informações do jornal The Times of Israel

O post Ministro das Relações Exteriores diz que Israel está dando suporte a missão dos EUA no Estreito de Ormuz apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *