O Ártico não é o limite!! Marinha dos EUA operando com submarinos nucleares na calota polar

Não há como destacar uma única missão estratégica como a mais importante de um submarino, pois com os mais variados tipos de missões que eles podem realizar, podemos citar desde as escolta de comboios a proteção de porta-aviões e águas territoriais.

Eles podem ainda, observar a movimentação de navios de guerra e mercantes dos inimigos, executarem bloqueios, reunir dados de inteligência (diretamente ou por meio de drones, mesmo quando submerso), infiltrar forças especiais, lançar mísseis de cruzeiro balísticos ou convencionais diante de um cenário de ataque terrestre.

É por isso que eles são frequentemente operados perto das águas mais disputadas e terras do globo, incluindo o Círculo Ártico. Não um, mas dois submarinos da classe Los Angeles fizeram uma “visita” ao acampamento Sargo, uma estação temporária no topo da camada de gelo flutuante no Ártico.

Os submarinos, USS Hartford (SSN 768) e USS Hampton (SSN 767) estão participando de um exercício de cinco semanas, que incluem vários “atracamentos” no ártico, como coleta de dados científicos e outras evoluções de treinamento durante o seu tempo na região.

“A navegação, a comunicação e as manobras são totalmente diferentes em um ambiente ártico como este, pois existem superfícies acima e abaixo do submarino”, disse o comandante da Base no Ártico e vice-diretor de operações para Forças submarinas em Norfolk, Scott Luers.

De acordo com a Marinha dos EUA, os submarinos têm realizado operações de menos envolvimento na região do Ártico por mais de 50 anos. O primeiro atracamento ocorreu em 1958 e foi realizado pelo USS Nautilus (SSN 571).

A primeira equipe que subiu na superfície do Polo Norte em março de 1959, foi realizada por USS Skate (SSN 578). O USS Sargo (SSN 583) foi o primeiro submarino para fazer a viagem durante o inverno pelo Estreito de Bering de em 1960.

Desde esses acontecimentos, a força submarina da Marinha dos EUA completou mais de 26 exercícios no Ártico.

Clique para exibir o slide.

  • FONTE: US Navy

O post O Ártico não é o limite!! Marinha dos EUA operando com submarinos nucleares na calota polar apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *