Santa Catarina recebe 225 veículos para rede socioassistencial

0
51

A rede do Sistema Único de Assistência Social de Santa Catarina recebeu 225 veículos de passeio do Governo Federal. Os carros são destinados a 135 cidades do estado e representam um investimento de R$ 11,63 milhões do Governo Federal. A entrega foi feita pelo Presidente Jair Bolsonaro em Florianópolis e faz parte da Estrutura de Mobilidade de Assistência Social, o MobSUAS.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, adiantou que outros 101 veículos serão entregues, sendo 61 carros e 40 micro-ônibus, totalizando R$ 26,4 milhões. “Esses carros vão em lugares onde ninguém vai para atender pessoas que, às vezes, as pessoas não enxergam ou fazem questão de não enxergar.”

Uma dos beneficiadas é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Florianópolis. Para Humberto Finger, responsável pelo setor de compras Apae da capital de Santa Catarina, o veículo é de extrema importância, pois um dos trabalhos promovidos pela organização é o monitoramento das famílias por meio de visitas.

“A área de assistência social da Apae monitora as famílias verificando a necessidade. E isso é feito de forma física, não on-line. Então, tem que ter o deslocamento das assistentes sociais até os familiares. Como são 620 alunos aqui, tem muita família para visitar, e sem esse veículo seria impossível esse trabalho”, explicou.

MobSUAS

A Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social (MobSUAS) tem como objetivo, por meio da doação de veículos a estados, Distrito Federal e municípios, aprimorar o atendimento à beneficiários do programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada, famílias do Cadastro Único e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o Ministério da Cidadania, desde o início da gestão do Presidente Bolsonaro já foram entregues 715 veículos, sendo 462 carros de passeio e 253 micro-ônibus.

Source: Portal Gov.br