Eve capta US$ 230 milhões e estreia com listagem dupla nos EUA e Brasil

ABIMDE anuncia Dr. Edval Novaes como assessor para fortalecer integração com forças de segurança

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A ABIMDE reforça sua atuação em segurança pública com a chegada de Dr. Edval Novaes, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-subsecretário de Segurança do Rio de Janeiro. Conhecido por sua atuação em grandes eventos internacionais, ele agora atuará para potencializar a indústria brasileira, promovendo maior integração com estados, municípios e forças policiais.

A experiência e a atuação de Dr. Edval Novaes

Com uma trajetória de mais de três décadas na área de segurança, Dr. Novaes traz sólida bagagem para sua nova missão na Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE). No Rio de Janeiro, foi subsecretário de 2007 a 2016, liderando áreas de inteligência e tecnologia, além da Subsecretaria de Comando e Controle.

Foi responsável pela implantação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), peça central na gestão de grandes eventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo de 2014, a visita do Papa Francisco e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Posteriormente, entre 2017 e 2018, assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, consolidando-se como referência na articulação entre órgãos policiais e estruturas tecnológicas de apoio.

O papel da ABIMDE na aproximação entre indústria e forças policiais

A chegada de Dr. Novaes busca intensificar a ponte entre a indústria de defesa e segurança e as polícias brasileiras. Muitas vezes, equipamentos e tecnologias já produzidos no país são pouco conhecidos pelos profissionais da ponta. Nesse sentido, a ABIMDE pretende ampliar o acesso a soluções nacionais, o que pode reduzir custos, fortalecer a economia e gerar empregos.

O novo assessor destacou que o trabalho será conduzido em duas frentes: pela interlocução com conselhos nacionais — como o Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) e o Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG) — e pela aproximação direta com estados e municípios, ajustando soluções às demandas locais.

Para ele, o grande desafio do setor é garantir equipamentos confiáveis, testados e tecnologicamente atualizados, capazes de atender às missões críticas de policiais e agentes. Além disso, ressaltou a importância da integração de bancos de dados e sistemas de informação, em que a indústria pode contribuir com softwares, hardwares e soluções de inteligência artificial.

Perspectivas estratégicas da ABIMDE em segurança pública

Com a chegada de Novaes, a ABIMDE reativou o Comitê de Segurança, que já retomou suas atividades, reunindo empresas associadas para definir ações prioritárias. Entre elas, está a internacionalização das empresas brasileiras do setor, por meio da formação de uma delegação para participar da conferência da International Association of Chiefs of Police (IACP), em Denver (EUA), um dos maiores eventos globais da área.

O novo assessor avalia que o futuro da segurança pública passa pela tecnologia e pela integração, e que a indústria nacional tem plenas condições de responder a essas demandas. Como afirmou: “Nosso trabalho é divulgar as capacidades da base industrial nacional e conscientizar as forças de que, na medida do possível, adquiram produtos feitos aqui. É assim que contribuímos para a segurança pública e para o fortalecimento do país.”

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio



Fonte: Defesa em Foco

Rolar para cima