FAB inaugura radar no Acre e fortalece defesa contra eventos climáticos extremos

FAB inaugura radar no Acre e fortalece defesa contra eventos climáticos extremos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Força Aérea Brasileira (FAB) ampliou sua rede de vigilância meteorológica com a entrada em operação de um novo radar RMT 0200, instalado em Rio Branco (AC). O equipamento, desenvolvido pela IACIT, reforça o monitoramento do espaço aéreo e aumenta a capacidade de resposta diante de eventos climáticos extremos.

Características e capacidades do radar RMT 0200

O RMT 0200 é um radar meteorológico de última geração, capaz de operar em banda S e alcançar um raio de 400 quilômetros, cobrindo grande parte da região amazônica. A tecnologia passou por rigorosos Testes de Aceitação em Campo (SAT), confirmando sua capacidade de identificar desde nevoeiros leves até tempestades severas, com alta precisão.

Pessoas observam equipamento grande em estrutura metálica.

Integrado ao SISMET (Sistema de Meteorologia), operado pelo Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), o radar contribui para a formação de um mosaico nacional de dados meteorológicos. Essa rede permitirá decisões mais rápidas e seguras em operações aéreas, planejamento de missões militares e gerenciamento do tráfego civil.

Impacto para a segurança e a Defesa Civil

Além de reforçar a segurança do espaço aéreo brasileiro, o novo sistema tem papel decisivo no apoio a operações de Defesa Civil. Em um cenário de aumento da frequência de eventos climáticos extremos, como enchentes e tempestades severas, o radar fornece dados de alta resolução para a prevenção de desastres e resposta a emergências.

Segundo o coordenador de Radar da CISCEA, Leonardo Paiva, a tecnologia amplia a cobertura do país e garante mais segurança e confiabilidade para mantenedores e operadores de navegação aérea, especialmente em áreas de difícil acesso da Amazônia.

Relevância estratégica e autonomia tecnológica

A entrega em Rio Branco faz parte de um contrato que prevê cinco novos radares meteorológicos para o Brasil — sendo o primeiro já em operação em Belém (PA), e outros previstos para Cachimbo (PA), Chapada dos Guimarães (MT) e Vilhena (RO).

Para o CEO da IACIT, Luiz Teixeira, o projeto representa um marco estratégico para o país: “O radar RMT 0200 é uma tecnologia dominada por poucos países, e coloca o Brasil entre os líderes mundiais em dados meteorológicos por radar. É motivo de orgulho contribuir com a FAB na busca pela autonomia tecnológica e pela segurança dos céus brasileiros.”

Com a expansão da rede, o Brasil fortalece sua posição no cenário internacional e garante que sua infraestrutura de defesa e meteorologia esteja preparada para os desafios do futuro.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio



Fonte: Defesa em Foco

Rolar para cima