Drones militares, Exército visita fábrica da Xmobots em SP, avalia Nauru 500C ISR e fortalece a Base Industrial de Defesa com foco em ISR e soberania

Agenda liderada pelo DCT aproxima Exército de soluções nacionais, com demonstração do Nauru 500C ISR e avanços do Nauru 1000C ISTAR em drones militares

O Exército Brasileiro intensificou o diálogo com a indústria nacional ao visitar a Xmobots, referência em drones militares. A agenda reforça a busca por soluções tecnológicas soberanas para emprego militar.

A comitiva foi liderada pelo General de Exército Hertz Pires do Nascimento, do DCT, que acompanhou demonstração do Nauru 500C ISR, drone focado em ISR e em ampliar a consciência situacional no campo de operações.

Analistas veem a aproximação como vital para a Base Industrial de Defesa, com soluções alinhadas às necessidades do País e menor dependência externa. A visita ocorreu em São Paulo, conforme informação divulgada pelo Defesa em Foco.

Avaliação técnica e foco em ISR

Durante a agenda, a comitiva conheceu toda a infraestrutura industrial e acompanhou voo do Nauru 500C ISR, “sistema voltado para inteligência, vigilância e reconhecimento, capaz de ampliar a consciência situacional em operações militares.”

O foco em ISR, inteligência, vigilância e reconhecimento, mira acelerar a tomada de decisão tática, com maior alcance de sensores e integração de dados, recursos críticos para missões de drones militares.

Base Industrial de Defesa e soberania

Para analistas, a parceria com a Xmobots fortalece a Base Industrial de Defesa, atende requisitos locais e, “reduz a dependência externa”, ponto central para soberania em cenários de rápida evolução tecnológica.

Ao priorizar fornecedores nacionais, o Exército ganha suporte logístico próximo, customização e proteção de dados sensíveis, ganhos decisivos em programas de drones militares.

Quem participou da visita

Além do comandante do DCT, estiveram presentes o General de Exército R1 Francisco Carlos Modesto, representante do SisDIA em São Paulo, e o Coronel Marcelo Massetti Pereira.

Pela empresa, conduziu a agenda o fundador e CEO Giovani Amianti, com o Especialista em Novos Negócios Caíque Garbin, e o Gestor de Projeto do SARP Nauru 1000C ISTAR, Marcello Tinoco.

Portfólio da Xmobots e aplicações

As apresentações destacaram avanços tecnológicos da Xmobots e o papel dos seus sistemas remotamente pilotados em operações militares, segurança de fronteiras e apoio à tomada de decisão.

Segundo a empresa, essas soluções elevam eficiência e reduzem riscos para tropas, “reforçando o compromisso da empresa com a soberania nacional.” O desenvolvimento contínuo do Nauru 1000C ISTAR amplia esse ecossistema de drones militares.

Rolar para cima