Navio de guerra navegando em mar azul, paisagem rochosa.

Marinha abre o NPaOc Amazonas para visitação gratuita no Porto de Vitória neste fim de semana

O público em Vitória poderá conhecer gratuitamente o NPaOc “Amazonas” (P-120), navio da Marinha do Brasil, em visitação aberta no Porto de Vitória (VPorts) nos dias 5 e 6 de setembro de 2026, das 10h às 16h. Não é necessário retirar ingressos.

O acesso ao cais será pelos portões da VPorts, em frente ao Palácio Anchieta, no Centro. Por segurança e conforto, é obrigatório o uso de calçados fechados e sem salto para embarcar.

Segundo informações divulgadas pela Marinha do Brasil, a abertura do navio integra as atividades da Semana da Pátria e oferece ao público a oportunidade de conhecer de perto uma das plataformas empregadas em operações na Amazônia Azul.

Visitação integra a Semana da Pátria

A visita pública ao NPaOc “Amazonas” faz parte da programação da Marinha para a Semana da Pátria. A iniciativa permite que a população conheça características do navio e as atribuições da Força Naval, ligadas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana e à proteção dos interesses brasileiros no mar.

Missões e capacidades do navio

O NPaOc “Amazonas” atua em patrulha e inspeção naval, busca e salvamento, apoio logístico e combate a ilícitos no mar. O navio pode transportar até seis contêineres de 15 toneladas cada, o que amplia o apoio logístico e pode ser empregado em ações humanitárias e no atendimento a comunidades em situações de emergência.

Dados sobre o NPaOc Amazonas

Com construção concluída em setembro de 2010, o “Amazonas” foi incorporado à Marinha do Brasil em 29 de junho de 2012. De acordo com as informações disponíveis, a embarcação se destaca pela autonomia e pela versatilidade de emprego. Entre suas atribuições, também realiza comissões de apoio logístico ao Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade (POIT).

Serviço

Quando: 5 e 6 de setembro de 2026, das 10h às 16h. Onde: Porto de Vitória (VPorts), Centro de Vitória, com acesso pelos portões em frente ao Palácio Anchieta. Entrada: gratuita, sem necessidade de ingresso. Orientação: uso obrigatório de calçados fechados e sem salto.

Rolar para cima