Arqueólogos marinhos descobrem submarino dos EUA da 1ª Guerra Mundial no litoral do México

Arqueólogos marinhos descobriram no litoral do México um submarino americano esquecido por quase um século após seu naufrágio. A embarcação, o USS H-1 Seawolf (SS-28), foi encontrada próximo a uma praia da ilha de Santa Margarita no estado mexicano de Baixa Califórnia Sul. Este é o primeiro submarino histórico encontrado em águas mexicanas.

O USS H-1 Seawolf foi construído em 1909 em São Francisco, Estados Unidos. A embarcação inicialmente foi chamada de Seawolf, mas em 1911 passou a ser chamado de H-1. Durante a Primeira Guerra Mundial, o submarino realizou patrulhas no litoral leste americano. Em seguida, ele foi enviado para a Califórnia.

Durante este traslado, o submersível foi atingido por uma forte tormenta, resultando em seu naufrágio. Tanto o capitão como outros três tripulantes morreram na tentativa de abandonar o submarino. Embora a maior parte da tripulação se tivesse salvado, a localização exata do USS H-1 foi uma incógnita por muitos anos.

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), tinham o registro de um submarino da Primeira Guerra Mundial afundado em águas mexicanas. Trata-se do USS H-1 Seawolf, modelo do início do século XX que patrulhou o litoral atlântico americano durante a confrontação bélica.

O USS H-1 Seawolf foi encontrado a 15 metros de profundidade; e possui um comprimento de 44,3 metros, publicou o INAH. Para encontrar o submarino, mergulhadores utilizaram técnicas de fotogrametria, que consiste em fazer muitas fotos de um sítio e com a ajuda de um computador as agrupar, formando uma ilustração digital tridimensional do objeto.

  • Com agências internacionais

O post Arqueólogos marinhos descobrem submarino dos EUA da 1ª Guerra Mundial no litoral do México apareceu primeiro em DEFESA TV.


Source: DefesaTV Mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *