INDÚSTRIA • DEFESA • TECNOLOGIA
Internacional

Margem Equatorial: o que Mahan, Mackinder e Spykman ajudam a entender sobre o Brasil

A Margem Equatorial brasileira reúne interesse energético, direitos sobre recursos do leito e do subsolo marinhos e desafios de gestão e segurança no Atlântico. Para compreender seu possível significado estratégico, as ideias de Alfred Thayer Mahan, Halford Mackinder e Nicholas Spykman oferecem perspectivas diferentes, desde que aplicadas com cautela.

A região abrange bacias marítimas entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, incluindo a Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar. A eventual existência de petróleo comercialmente viável em partes dessa área ainda não deve ser tratada como resultado garantido. Potencial geológico, direitos marítimos e capacidade de exploração são questões distintas.

Essa distinção também vale para a plataforma continental. Nos termos da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, o Brasil tem direitos sobre a exploração e o aproveitamento de recursos naturais do leito e do subsolo em espaços definidos. Isso não transforma automaticamente as águas sobrejacentes em território brasileiro.

Mahan: poder marítimo depende de mais do que navios

Em The Influence of Sea Power upon History, publicado em 1890, Mahan relacionou poder marítimo a comércio, comunicações oceânicas, posição geográfica, infraestrutura e capacidade naval. Sua obra é frequentemente associada às frotas de guerra, mas sua análise também aborda as condições econômicas e logísticas que sustentam a atividade no mar.

Aplicada à Margem Equatorial, essa perspectiva leva a perguntar quais meios e serviços seriam necessários caso a exploração avance: embarcações de apoio, manutenção offshore, transporte especializado, comunicações e capacidade de resposta a ocorrências. A operação econômica e a atuação do Estado no mar dependem de infraestrutura e coordenação institucional, não apenas da presença de navios militares.

O SisGAAz, sistema da Marinha do Brasil para gerenciamento da Amazônia Azul, busca integrar informações sobre os espaços marítimos. Sua existência, porém, não significa que todos os pontos do oceano sejam monitorados de forma contínua. Cobertura, sensores, comunicações e capacidade de resposta são fatores concretos a considerar.

Mackinder: conectar o mar à economia em terra

Mackinder examinou como recursos, transportes e organização territorial influenciam o poder dos Estados. Seu conceito de Heartland se refere ao interior da Eurásia e não deve ser aplicado literalmente à Margem Equatorial. Ainda assim, sua atenção às conexões entre espaço e capacidade econômica ajuda a formular uma pergunta: como uma atividade offshore poderia se integrar à infraestrutura e à produção em terra?

Uma expansão energética no mar não garantiria, por si só, benefícios iguais para os estados próximos nem a formação de uma cadeia industrial nacional. Portos, aeroportos, fornecedores, mão de obra qualificada, universidades e centros tecnológicos podem influenciar a distribuição dos efeitos econômicos. Esses resultados dependeriam de decisões de investimento, contratação e política pública, além da viabilidade dos projetos.

A perspectiva também destaca que recursos naturais não se convertem automaticamente em autonomia. Para avaliar o resultado, seria necessário observar quanto conhecimento, capacidade técnica e atividade produtiva permanecem no país. A teoria de Mackinder, criada em outro contexto histórico, funciona aqui como referência analítica, não como previsão sobre o petróleo brasileiro.

Spykman: a região nas conexões do Atlântico

Spykman atribuiu importância às áreas de contato entre grandes centros de poder e rotas marítimas. Seu conceito de Rimland diz respeito às franjas da Eurásia; a costa brasileira não integra literalmente essa região. Como analogia, porém, sua abordagem pode ajudar a observar a Margem Equatorial em relação ao norte da América do Sul, às Guianas, ao Caribe e às redes de circulação do Atlântico.

As descobertas de petróleo na Guiana e no Suriname são referências regionais, mas não permitem concluir que o Brasil terá resultados geológicos ou econômicos equivalentes. Tampouco a presença de recursos, isoladamente, comprova uma disputa militar. A região pode envolver interesses empresariais, negociações regulatórias, cooperação científica e coordenação ambiental, entre outras relações.

Potencial energético exige planejamento, não previsões

As três lentes ajudam a organizar questões complementares: Mahan direciona a atenção à infraestrutura, ao comércio e à proteção das atividades marítimas; Mackinder, à integração entre recursos e território produtivo; Spykman, à posição brasileira nas conexões regionais e internacionais. Nenhuma delas substitui a avaliação geológica, o licenciamento ambiental ou a análise dos custos e benefícios de cada projeto.

Uma estratégia para a Margem Equatorial precisaria considerar segurança da navegação, fiscalização, pesquisa, prevenção de acidentes, proteção de ecossistemas e resposta a emergências. Também teria de ponderar a incerteza sobre a viabilidade comercial de eventuais descobertas e as mudanças futuras na demanda por petróleo, em meio à transição energética.

O interesse estratégico da região, portanto, não se mede apenas pela extensão marítima ou pela expectativa de encontrar hidrocarbonetos. Depende da capacidade brasileira de exercer seus direitos conforme o Direito do Mar, produzir conhecimento, tomar decisões regulatórias e integrar objetivos econômicos, ambientais e de segurança. A geografia oferece possibilidades, mas os resultados dependem das escolhas e capacidades do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *